quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SE DEUS CHAMA, COMO RESPONDER-LHE?



Faça como os “eles” fizeram.
Quem são “eles”?
São dois líderes e dois profetas.
A Bíblia nos conta suas histórias.
Saiba como foram chamados, como responderam, como cumpriram a missão que lhes foi confiada.
Eles despertarão também em você a vontade de ser “alguém” diante dos olhos de Deus e de todos.
Os “modelos” de vocações que a Bíblia lhe oferece servem para fazer compreender como deve ser toda vocação no contexto do plano divino de salvar o ser humano do pecado e de reconduzi-lo à santidade dos filhos e filhas de Deus.
Claro, aqui a vocação exige um contexto de  e de experiência de Deus.
¢Dois líderes: Abraão e Moisés
* Abraão: sua história é contada pelo Gênesis 12-25.
Homem temente a Deus, foi chamado para tornar-se pai do povo escolhido, Israel: esta seria sua missão.
Abraão é conhecido como o homem da promessa e da esperança.Deus lhe disse: “Sai de tua terra, do meio de teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei... Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gênesis 12,1-3).
Abraão não duvidou.
Por que?
Porque tudo o que Deus lhe propunha era futuro.
De fato, o presente em nada o favorecia: ele era velho e sua mulher, Sara, estéril; como poderia tornar-se pai de um povo numeroso?
Além disso, Deus o mandava deixar a segurança de sua casa e de seus parentes para ir a uma terra estranha: o que poderia esperá-lo por lá?
Abraão, porém, não fez perguntas, não exigiu de Deus garantias de nenhuma espécie; simplesmente confiou, por isso, ele é o grande patriarca da fé.
Abraão tornou-se o pai de um povo numeroso.
Desse povo haveria de nascer o Messias, Jesus.
Sua obediência, docilidade, prontidão em atender à voz de Deus, sua perseverança, o tornaram o modelo de toda vocação.
* Moisés: outra grande vocação
A Bíblia a relata a partir de Êxodo 3: na prática, todo o livro do Êxodo é dedicado a Moisés e ao cumprimento de sua missão junto ao povo escolhido.
Moisés não passava de um pastor de ovelhas; além disso, tinha dificuldade de se expressar...
Deus, porém, o chamou e lhe confiou a missão de libertar seu povo da escravidão do Egito.
O mais importante é que Deus lhe disse: “Eu estarei contigo” (Êxodo 3,12).
Não foi fácil a Moisés compreender a difícil missão que o aguardava; mais difícil ainda foi cumpri-la.
Entretanto, aquela palavra “Eu estarei contigo” ressoava-lhe continuamente nos ouvidos e no coração, e ele foi até o fim.
Teve contra si a dura oposição do faraó do Egito e as contínuas queixas e murmurações do seu próprio povo.
Coube-lhe lutar contra si mesmo, contra tudo e contra todos, para ser fiel à sua vocação, sempre amparado na consciência de que fora encarregado por Deus de libertar os israelitas da escravidão, conduzi-los através das peripécias do deserto até a terra que fora prometida a Abraão, onde finalmente o povo escolhido entraria.
O que mais admiramos em Moisés é a paciência nas dificuldades e aperseverança em cumprir sua missão.
Dele, como foi dito de Abraão, pode-se dizer que “esperou contra toda esperança”.
Toda vocação tem como base uma ilimitada confiança em Deus.
Dessa forma, de Abraão a Moisés, o plano de Deus ia se realizando aos poucos, graças à fidelidade de alguns homens que Deus chamou (vocação) para uma missão especial, com os quais se comprometeu a caminhar, enquanto eles depositaram em Deus toda a sua confiança e sua fé.
¢Dois profetas: Samuel e Jeremias
* Samuel: um menino.
A Bíblia conta sua história em 1 Samuel 3.
Este menino foi pedido aos céus com lágrimas e intensa oração por sua mãe, Ana (cf. 1Samuel 1,11).
Foi assim que veio ao mundo Samuel; apenas desmamado, passou a viver aos cuidados dos sacerdotes do templo do Senhor.
Não há como evitar a impressão de que Samuel veio ao mundo com uma vocação definida por sua mãe e por Deus.
Não é bem assim: deve-se fazer distinção entre a consagração do menino ao serviço do templo, e seu chamado propriamente dito (vocação), que fez do pequeno Samuel um grande profeta. Realmente, por diversas vezes, durante o sono, Samuel ouviu uma voz que o chamava pelo nome.
Ele imaginava que se tratasse da voz do sumo sacerdote.
Entretanto, orientado por ele, da próxima vez que ouviu a voz (que era do Senhor), respondeu: “Fala, que teu servo escuta”! (1Samuel 3,10).
A Bíblia diz que “Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava sem efeito nenhuma de suas palavras. Todo o Israel... reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor” (1Samuel 3,19-20).
docilidade própria de um menino caracteriza a vocação de Samuel.
Sua dedicação ao Senhor, sua atenção às palavras de Deus, sua pronta resposta aos desejos divinos, fizeram dele um cumpridor fiel da missão que Deus lhe reservou.
Além dessas atitudes mais ou menos idênticas em todas as vocações bíblicas, é constante o compromisso de Deus: “Eu estarei contigo”. Na palavra do Senhor é que se apoia toda vocação.
* Jeremias: chamado impressionante.
Ele mesmo conta: “Veio a mim a palavra do Senhor: Antes de formar-te no seio de tua mãe, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e de fiz profeta para as nações. Eu respondi: Ah! Senhor Deus, não sei falar, sou uma criança. O Senhor me respondeu: Não digas: Sou uma criança, pois a quantos eu te enviar irás, e tudo o que eu te mandar dizer, dirás. Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te. O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse: Eu ponho minhas palavras na tua boca. Vê: hoje eu te coloco contra nações e reinos, para arrancar e para derrubar, devastar e destruir, para construir e para plantar” (Jeremias 1,4-10).
Especial a missão de Jeremias; sobretudo, difícil de cumprir, trágica até, como trágica será sua morte.
Jeremias é pego de surpresa: fica sabendo que os olhos do Senhor se pousaram sobre ele antes de ser concebido e que agora Deus lhe confia uma missão dura e contrastante: ele precisa ser fiel e forte,não ter medo nem mesmo da morte.
Deus lhe garante: “Eu estou contigo” (Jeremias 1,17).
Ninguém gostaria de uma missão destas.
Uma missão, não somente de cunho espiritual, mas política em todas as suas dimensões.
Denunciar o mal, anunciar castigos, prometer desgraças... e permanecer de pé sem estremecer.
Mas Jeremias, sustentado pela força do Senhor, cumpriu sua missão até o fim, foi fiel à sua vocação.
Jeremias ensina que, para perseverar na vocação, é indispensável acoragem, confiando que Deus é a força de todo vocacionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário