quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PEQUENA SÍNTESE DE VIDA CRISTÃ



Com exceção das postagens por ocasião de algumas celebrações litúrgicas (Advento, Natal, Ano Novo, Quaresma) ou de raras circunstâncias específicas (visita da urna de Dom Bosco, terremoto do Haiti), até agora procurei propor uma série de reflexões que, uma após a outra, fossem compondo uma espécie de síntese de vida cristã.De fato, esta foi minha primeira intenção ao criar este blog: evangelizar, catequizar, levar o leitor a viver com coerência – e a conhecer em certa profundidade – a própria fé.
Sendo assim, veja se você consegue perceber um fio condutor nas postagens que lhe apresentei na seguinte ordem:
- Por que este blog? (anunciar o Evangelho).
- Jesus é “o problema”.
- Jesus é “a solução”.
- O jegue e a fé (o que é a fé?).
- Coerência batismal.
- Ser Igreja.
- Leigos e Leigas
- Padres
- Religião, o que é?
- Sinais da salvação: os Sacramentos.
- Os Mandamentos: dom de Deus.
- Viver segundo o Espírito.
- Junto à Mãe de Jesus.
- Viver e morrer por Cristo.
Cada postagem supõe a anterior, formando assim como um pequeno “catecismo” dos elementos fundamentais da nossa fé, com vistas a vivê-la concretamente.Se tiver tempo e paciência, dê uma olhada nas postagens acima indicadas, seguindo a ordem proposta, procurando perceber seu nexo interno, de tal modo que também você saiba, como ensina São Pedro, “dar razão da própria esperança” (1Pedro 3, 15).
Ou seja, saber por que tem fé e por que procura viver de acordo com a fé que professa.Ignorar essas coisas expõe as pessoas a se deixarem iludir por tantas ideias enganadoras que se espalham por aí e também a desconhecer a grande riqueza que Deus, por sua Igreja, nos oferece para vivermos como Ele espera de nós.
A ignorância religiosa, em particular, é um dos motivos pelos quais muitos católicos, pouco conhecedores da própria fé, se deixam seduzir por este ou aquele grupo religioso, em busca de soluções imediatas para seus problemas.
A fé não tem a finalidade primeira de solucionar nossos problemas, embora Deus possa dela servir-se também para esse objetivo.
A fé, antes de tudo, consiste em entregar-se confiantemente a Deus e viver segundo a sua Palavra, sejam quais forem os problemas que devemos enfrentar na vida.
Em outras palavras, trata-se de servir a Deus, não de servir-se de Deus para meus interesses, por mais legítimos que sejam
A CNBB, para vir em ajuda do católico/a que deseja aprofundar o conhecimento da própria fé, publicou um opúsculo intitulado: “SOU CATÓLICO. VIVO A MINHA FÉ”.Você encontra esse livro em qualquer livraria católica.
Eis os pontos abordados por esse autêntico “manual do católico”:
1 – A Revelação de Deus.
2 – Nossa fé católica: Jesus Cristo, a Igreja, o ser humano.
3 – Celebração do Mistério Pascal de Cristo.
4 – A vida nova em Cristo.
5 – Esclarecimentos sobre alguns pontos da fé católica.
6 – A oração do católico. 
7 – Referências para o aprofundamento dos temas.
Vale a pena você conhecer esse livro precioso, lê-lo com calma, avaliar até que ponto você conhece a própria fé e esforçar-se por ser autêntico discípulo/a de Jesus.
Não esqueça que, diante de Deus, nós temos o tamanho da nossa fé. Os problemas deste mundo, por mais difíceis que sejam, desaparecerão com a morte.
A fé, pelo contrário, abre-nos as portas da vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário