quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O SENTIDO DA VIDA - SERÁ QUE EU SOU CHAMADO/A?

Por que não?
Veja como foi o chamado de alguns apóstolos e observe a reação deles.
"Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram” (Mateus 4,18-22).
"Depois disto, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: Segue-me. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o” (Lucas 5,27-28).
Está vendo?
Os primeiros apóstolos NÃO DUVIDARAM.
Ouviram a voz de Jesus e, deixando tudo – inclusive, dois deles, o próprio pai – seguiram o Mestre.
Por outro lado, note também que Jesus não chamou qualquer um.
Sinal de que nem todos são feitos para tudo.
Há certas exigências para seguir Jesus como apóstolo.
Além disso, Ele é livre para chamar segundo sua vontade.
O Evangelho diz que "chamou os que Ele quis" (Marcos 3,13).
De fato, disse-lhe alguém: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás. Jesus respondeu: As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Então disse a outro: Segue-me. Este respondeu: Permite-me primeiro ir enterrar meu pai. Jesus respondeu: Deixa que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus. Um outro ainda lhe disse: Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa. Jesus, porém, respondeu-lhe: Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”(Lucas 9,57-62).
Quem quiser seguir Jesus deve saber que vai ter de enfrentar renúncias, às vezes pesadas, viver um estilo de vida austero e não ter apego demasiado nem mesmo à própria família.
"Alguém aproximou-se de Jesus e disse: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Ele respondeu: ...Se queres entrar na vida, observa os mandamentos... O jovem disse-lhe: Já observo tudo isso. Que me falta ainda? Jesus respondeu: Se queres ser perfeito, vai, vendo os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens” (Mateus 19,16-17.20-22).
Está vendo?
Há pessoas que poderiam seguir Jesus, mas o apego às riquezas não as deixa livres para dar o passo.
Que riquezas são essas?
Há muitos tipos de “riquezas” que dificultam seguir Jesus, não só as riquezas materiais.
Por exemplo, o apego a si mesmo, o orgulho, a vaidade; a afeição desordenada a alguma criatura, aos próprios prazeres, aos próprios interesses; enfim, há mil tropeços que podem anular o convite de Jesus para segui-lo mais de perto e corajosamente.
É preciso também medir as próprias forças e decidir com coragem.
E aqui volta a pergunta do início:
- Será que eu sou chamado/a?
- Como faço para dar sentido à minha vida?
Como já lhe disse em outra postagem, é preciso olhar em três direções:
- Para cima, ou seja, para Cristo, e procurar ouvir sua voz que chama.
- Para os lados, isto é, para as necessidades do mundo e da Igreja.
- Para dentro, quer dizer, para a própria consciência.
Tudo isso com grande atenção e disponibilidade ao Espírito Santo, pois é Ele que lhe abre os olhos e os ouvidos para ver e ouvir.
Não espere do céu sinais espetaculares.
Deus pode fazer isso, mas normalmente não é assim que Ele procede.
Ele se serve de você mesmo – e também dos outros – para mostrar o caminho.
Sem dúvida, um primeiro sinal positivo é dado pela sua própria consciência que lhe faz "sentir" o que seria melhor para você.
Trata-se de um gosto, uma inclinação, um desejo por algo grande e belo.
Percebendo essas coisas em seu coração, invoque o Espírito Santo, peça a ajuda da Santa Mãe de Deus para que, aos poucos, tudo se torne mais claro e você possa discernir se de fato é chamado/a para alguma coisa muito “especial” ou não.
Disso vai depender sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário