quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Formação para jovens discípulos missionários


Há um novo programa para a juventude católica interessado no trabalho missionário, que muitos acreditam que 
irá garantir o futuro do local e, possivelmente, até mesmo as regionais da Igreja Católica.
Essa é a esperança da Formação de Liderança para Discípulos Missionários LFMD) programa (lançado ontem terça-feira (26 de maio), em Nossa Senhora de Fátima Hall, Curepe.
"Isso vai ser uma coisa emocionante", comentou o arcebispo Edward Gilbert como ele lançou oficialmente o programa LFMD.
Ele disse que um "erro estrutural" de eventos, muitos jovens é que eles dão aos jovens uma alta que não é sustentada. Ele disse que este novo programa será integral, sustentável e "vai capacitar os participantes para o resto de suas vidas."
Ele disse que um outro erro fez muitos é pensar que ser missionário significa ser estrangeiro. "Este programa rejeita essa premissa", acrescentando que o LFMD será de base paroquial e local.
O LFMD é uma resposta à resolução aprovada no Sínodo Arquidiocesano este ano centrada na Nova Evangelização, e as recomendações feitas no documento final da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, realizada em Aparecida, Brasil, maio 2007.
No documento de Aparecida, que será um texto base de estudo para o programa, os bispos recomenda um itinerário formativo dos discípulos missionários.
A dois anos em tempo integral, aprovado pelo programa GATE, o LFMD será aberta a juventude católica 17-35 anos. Os aspectos fundamentais incluem a formação de fé católica, workshops acadêmicos, formação de discipulado missionário e de colocação, orientação individual e desenvolvimento de liderança.
um será executado a partir de setembro-dezembro de 2009. Semestre Formação Fundações é o tema do primeiro ano; discipulado missionário é o tema de dois anos. Em conclusão, os alunos receberão um Certificado de City and Guilds em Educação / Ensino, e um grau de associado Credi no Ministério Pastoral.
O LFMD será coordenado e gerido pela Credi (Religiosa Católica Educational Development Institute), o Secretariado Arquidiocesano da Juventude e da Pontifícia Obra. Renovação Carismática Católica da Bíblia O Instituto de Caroni, Trinidad central, também estarão envolvidos.
Outros palestrantes foram o lançamento Maraval / paroquiano Paramin Khalifa romani, que falou sobre seu ano como um jovem missionário nas Filipinas; Selwyn Bhajan, LFMD presidente da comissão; Vigário para a Administração, o Pe. Jason Gordon; Pontifícias Obras Missionárias e diretor da Sociedade de Deborah Rosia, que deu observações finais.
Bhajan, que acreditava que muitos jovens católicos estavam ansiosos para tal programa, disse que o LFMD será comercializado em toda a arquidiocese. Ele pediu que o público de catequistas, professores e estudantes Credi, Comissão Arquidiocesana de cabeças, diretores de escolas católicas secundárias e outros, para "incentivar, motivar e informar "os jovens católicos sobre o programa. A comissão LFMD também está considerando um programa em tempo parcial, bem como, Bhajan disse. Ele esperava que a arquidiocese vai produzir "muitos Khalifas mais" nos próximos anos.
Gordon apresentação Pe. tratadas as implicações para a arquidiocese. Ele considerou providencial que o lançamento ocorreu entre as festas da Ascensão e Pentecostes.
P. Gordon disse acreditar que daqui a 20 anos, os participantes serão a liderança na Igreja local. Ele apelou para a platéia - que incluía o Dr. Vena Jules, o novo programa Credi executivo sênior de Desenvolvimento de Currículos - de pensar os jovens que muitas pessoas que poderiam considerar ser missionários.
"Este lançamento marca o futuro da Igreja na Arquidiocese de Port of Spain", Pe. Gordon disse, explicando que os participantes serão os futuros professores de uma escola católica, diretores, padres, religiosos e pais, que irá transmitir a fé.
"Eles vão liderar a próxima geração de católicos .... Se fizermos isso bem, o futuro da arquidiocese é segura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário