quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que são virtudes Teologais?

 As virtudes teologais são a fé, a esperança e a caridade. Chamam-se "teologias" porque têm o seu fundamento em Deus, referem-se imediatamente a Deus e são para nós caminho pelo qual atingimos Deus diretamente. [1812-1813, 1840]
Youcat, parágrafo 305.

Por que são virtudes a fé, a esperança e a caridade?

 Também a fé, a esperança e a caridade são forças autênticas, concebidas sem dúvida por Deus, que o ser humano pode desenvolver e aperfeiçoar, com a graça de Deus, para obter "vida em abundância" (Jo 10,10). [1812-1813, 1840-1841]
Youcat, parágrafo 306.

 O que é Fé?
A fé é a força pela qual concordamos com Deus, reconhecemos sua vontade e nos ligamos a Ele pessoalmente. [19814-1816, 1842]
A fé é o caminho aberto por Deus para a verdade, que é o próprio Deus. Porque Jesus é "o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6), esta fé não pode ser uma simples atitude, uma "crença" em algo. Por um lado, a fé tem conteúdos claros, que a Igreja confessa no -> Creio (Símbolo da fé) e tem como missão proteger; que acolhe o dom da fé, preservada fielmente através dos tempos e das culturas.
Por outro lado, a fé consiste numa revelação de confiança com Deus, com o coração e com a inteligência, com todas as forças emocionais; de fato, a fé só se torna "ativa no amor" (Gl 5,6).
Crer realmente no Deus do amor não se manifesta nas afirmações, mas nas ações de amor.

Youcat, parágrafo 307.


O que é a esperança?


 
A esperança é a força com que queremos realizar forte e duradouramente o objetivo porque estamos na Terra: louvar a Deus e servi-l'O. Ela consiste na nossa verdadeira felicidade: encontrar em Deus a nossa realização.
Por ela sabemos que a nossa morada definitiva está em Deus. [1817-18321, 1843]

 A esperança significa confiar naquilo que Deus nos prometeu pela criação, pelos projetos e em especial por Jesus Cristo, mesmo que ainda o não consigamos ver.Para que possamos esperar pacientemente o que é verdadeiro, foi-nos dado pelo Espírito Santo de Deus.
Youcat, parágrafo 308.

 O QUE É O AMOR?
 amor é a força com que nos entregamos a Deus, que nos amou, primeiro, para nos unirmos a Ele e assim acolhermos os outros como a nós mesmos, por amor a Deus, sem reservas e com o coração. [1822-1829, 1844]

 Jesus coloca o amor acima dos mandamentos, sem, contudo os abolir. Santo Agostinho afirmava nesse sentido: "Amar e faz o que quiseres!", o que não é tão fácil como parece... O amor é, portanto, a maior de todas as energias, aquela que anima e aperfeiçoa todas as outras forças com a vida divina.
Youcat, parágrafo 309.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Amor não correspondido

Sonhamos quando um grande amor vem nos salvar de nossa solidão, do vazio do nosso coração e das feridas ocasionadas pelas nossas carências. Idealizamos e imaginamos como seria este grande amor. Imaginamos o seu estereótipo, a sua personalidade e até seus costumes. Quando pensamos que finalmente o encontramos e que agora a felicidade chegou descobrimos que este amor não é correspondido.
A vontade é de ficar ouvindo músicas depressivas trancando no quarto e longe dos amigos, remoendo o sofrimento de não ser correspondido. Pensamos que somos feios, sem graça e sem valor. Queremos viver então, o que a pessoa que amamos esperaria e idealizaria de um amor. Começamos a ser outra pessoa e não nós mesmos e perdemos nossa identidade até nas coisas mais simples.

Lembro-me daquele filme Uma noiva em Fuga em que Julia Roberts nem mais sabia mais qual era a omelete que gostava, se era de carne ou de queijo, pois a personagem queria gostar da omelete que o seu amado gostava pelo medo de não agradá-lo. Isto ressoa em você?
Se ressoa, é hora de dar a volta por cima desta “deprê” abrindo-se para superação e, esta superação inicia-se recordando quem eu sou. Preciso voltar a minha raiz e relembrar das minhas essências. Necessito novamente entrar em meu interior e descobri até onde eu deixei me levar pela paixão para agradar a outra pessoa e até onde eu gosto do que ela gosta.
A minha identidade me dá fortaleza e chão para eu superar meus sofrimentos como este de não ser correspondido. Deus me conhece por inteiro e sabe da beleza que sou. Voltar-se para o meu interior buscando novamente a minha identidade perdida pela paixão é dá a chance para Deus unir-me ao meu sofrimento e com Ele ser modelado e formado. Um momento oportuno de intimidade com aquele que nos ama pelo que somos e não pelo que fazemos.
A nossa afetividade necessita de um amor puro e sem interesse. Esta forma de amar quem pode nos dá é Jesus. Ele é capaz de corresponder da forma como esperamos e nos fazer levantar. Porque seu amor supera tudo!
Jovem revolucionário, é hora de deixar Deus unir-se ao seu sofrimento através da sua dor que pode ser expressa na oração, ouvindo a Palavra e na vida sacramental. Esta é a via da intimidade e da busca da superação que se dá pela restauração da sua identidade a luz do amor de Cristo.
Rui Junio dos Santos
Missionário Canção Nova – RVJ
@junioae
Facebook/ruijunio

Texto retirado de: http://blog.cancaonova.com/revolucaojesus/2012/10/08/amor-nao-correspondido/

Prefira os #santos ao invés dos super-heróis!

Quantas vezes você já não se viu sem saída em sei lá quantas situações em sua vida??
Parece que é sempre a mesma coisa, sempre do mesmo jeito e NADA NUNCA vai mudar. Aff…pra que?? Dá vontade de sair por aí chutando tudo, xingando todos até parar num lugar beeeeem longe e de preferência em profundo silêncio sem NINGUÉM por perto!
Aí você, no melhor estilo de Chris Rock (do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”) fica imaginando: lá em Gotham City, do Batman, ou em Metrópolis, do Super Homem, deve ser muuuuito melhor. Já pensou chamar o seu super-herói e ele resolver todos os seus problemas? Que M-A-R-A-V-I-L-H-A!!!! E é quando você para de sonhar um pouquinho, olha para o problema de novo e se pergunta: o que que eu vou fazer?
#Fato que isso deve acontecer direto com você….olhar a realidade e perceber que ela é bem diferente do que você gostaria de viver….o mundo real é tão longe do mundo imaginário….
Esse desejo de chamar um super-herói pra resolver nossos problemas não é só coisa de criança não, conheço muitos adultos que gostariam de viver essa “imaginação” na sua “realidade”….Mas, fala sério, se existisse essa cidade você também não iria querer morar lá?? Até eu, que sou mais bobo, ia querer, rsrsrs.

Mas vou te contar um segredo para aproximar o mundo imaginário do real. Não que eles tenham superpoderes, nem que eles vão resolver todos seus problemas, mas existem sim, pessoas a quem podemos recorrer. E o interessante é que esses existiram de fato, tiveram problemas como nós, resolveram conflitos, tiveram dificuldades em relacionamentos, amaram, perdoaram, sentiram, choraram, viveram.
É claro que você já sacou de quem eu tô falando….os SANTOS e SANTAS de Deus .
Você sabia que a Igreja já canonizou mais de 3.000 santos até hoje?? Tenho certeza que um deles é parecido com você, ou vai poder te ajudar em determinada situação. Como eu te disse, não que ele resolverá o seu problema como faria o Capitão América, mas quando você lê seus escritos, ou analisa sua vida, vai poder perceber como Deus agiu na vida dele e aplicar na sua, vai perceber como ele agiu em determinada situação e até usar a mesma forma na sua vida.
E quem sabe tê-lo como um amigo bem próximo. Pra tudo o que é necessidade lá vai você chamá-lo mais uma vez. Tenho certeza que criando o laço com um amigo do céu, sua vida vai melhorar, e muito. Não porque os problemas vão acabar, mas porque você vai enfrentá-los da melhor forma possível (com Deus). Peça a ajuda do seu amigo para que ele ter ajude a enxergar Deus em todas as suas realidades.
Portanto, a dica de hoje é: prefira os santos ao invés dos super-heróis!
Conte com eles, conte comigo, em minhas sinceras orações.
Guilherme Zapparoli

Texto retirado de: http://blog.cancaonova.com/revolucaojesus/2012/10/11/prefira-os-santos-ao-inves-dos-super-herois/

As tentações que vivemos na carne

Questionamos inúmeras vezes a nossa vida interior que arde e deseja a santidade, que anseia ter uma vida que não ofenda a Deus. Até mesmo já tivemos nosso encontro pessoal com Cristo, recebemos o batismo no Espírito e conhecemos nossas fraquezas, mas mesmo assim, vivemos uma vida inconstante na caminhada com o Senhor. Como uma montanha russa cheia de altos e baixos. Às vezes conseguimos avançar mais alto ao mar, entretanto, às vezes estacionamos e queremos retornar ao cais.

Os prazeres e as seduções do mundo são motivos desta inconstância de nossa vida em Cristo. Ora caímos em pecado, ora levantamos. Têm dias que cedemos aos prazeres da carne e dias que vencemos. Esta realidade vulnerável torna-se um tormento para nós. Uma vez que não estamos mais surdos e nossa alma já experimentou a santidade de Deus e anseia por ela.
Acabamos por nos encontrar em grande perigo. Por causa deste tormento perdemos a esperança de lutar pela vida santa. É o momento oportuno que o demônio encontra para investir contra nós “ressuscitando” pessoas e situações que estimávamos, mas que não apontava o Céu. A armadilha de Satanás é jogar em nossa cara as nossas fraquezas e pecados que não conseguimos nos libertar para que aumente o desespero em nosso interior.
A outra armadilha que o demônio investe é o sofrimento que vivemos por causa dos nossos pecados. Este sofrimento é bom, desde que seja um trampolim para que se torne elemento para nossa conversão. Precisamos sofrer pelos pecados que cometemos para mudarmos de vida. No entanto, não podemos deixar que o inimigo de nossa alma aproveite-se disto para colocar fardos pesados sobre nós, pondo em nosso interior a culpa, a descrença na misericórdia de Deus e autocondenação para quem rejeita seu amor. Uma tentativa suja de tirar nossa alma da presença daquele que verdadeiramente nos quer e nos ama.
A resposta de Deus para este conflito interior ocasionado pela tentação e nossas fraquezas está no amor e na misericórdia, pois nos preza sumamente e anseia que desejemos sua companhia. Quer que estejamos em oração, em intimidade mesmo sem vontade de estar junto dele. Esta oração é muito valiosa para Cristo por mais frouxo ou sem fervor. O importante é que seja desejada sua companhia. Ele alegra-se por ver a perseverança e os bons desejos destas almas.
As escamas de nossos olhos caem diante de nossas vulnerabilidades e percebemos que a única esperança de nossa alma está no auxílio que vem de Deus, que nossa salvação encontra-se na misericórdia de Jesus. Encontramos, então, a razão para vencermos o inimigo.

Texto baseado nos escritos de Santa Teresa D’Ávila – Castelo Interior ou Moradas, capítulo 2

Rui Junio dos Santos – Missionário Canção Nova
@junioae/ facebook/ruijunio

Texto retirado de: http://blog.cancaonova.com/revolucaojesus/2012/10/29/as-tentacoes-que-vivemos-na-carne/

Pe. Léo


·         Só para descontrair um pouco e relembrar as histórias do Padre Léo:

Irritado com seus alunos, o professor lançou um desafio:

– "Todo aquele que se julgar burro faça o favor de ficar de pé."
Toda a sala permaneceu sentada. Alguns minutos depois, Genésio se levantou. O professor, espantado, questionou:
– "Quer dizer que você assume que é um grande burro, Genésio?"
– "Bem, para dizer a verdade, professor, não me acho um burro, não. Mas fiquei com pena de ver o senhor aí, de pé, sozinho..." kkkkk