terça-feira, 13 de novembro de 2012

Gostaria de um conselho para o dia de hoje?


Um conselho de São Francisco de Sales que poderá nos valer para o dia inteiro:
”Preparai desde a manhã a vossa alma para a tranquilidade; tende durante todo o dia grande cuidado de a chamar de volta para ela frequentemente e de retomá-la em vossa mão. Se vos sucede algum ato de agastamento e mau humor, não vos atemorizeis, não vos amofineis absolutamente, mas tendo-o reconhecido, humilhai-vos docemente diante de Deus e tratai de repor o vosso espírito em postura de suavidade.
Dizei à vossa alma: ora, pois, demos um passo em falso; vamos de mansinho agora, e com muita vigilância. E todas as vezes que recairdes, agi do mesmo modo.”
Reergamos o nosso coração quando ele cair, com muita brandura. Humilhemo-nos com coração sincero diante de Deus pelo conhecimento da nossa fraqueza. Não nos espantemos das nossas quedas, pois não podemos nos esquecer de toda a nossa miséria e mesquinhez humana, mas detestemos magoar o coração de Deus.
Com coragem e confiança na sua divina misericórdia, retomemos no caminho do bem. Senhor, dai-nos valentia e fé para levantarmos de toda a queda. Dai-nos paciência e compreensão conosco mesmos e com aqueles que caírem.
Jesus, eu confio em Vós!

Luizia Santiago- Comunidade Canção Nova

Texto retirado de: http://luziasantiago.com/

O Deus do amor e dos milagres


Por meio de milagres, Jesus quis que percebêssemos que tudo era (e continua sendo!) possível para Deus. Dessa forma, o Senhor mostra ao povo, aos discípulos, aos apóstolos que Ele tinha poder sobre a lei da gravidade, sobre o próprio Corpo, sobre as coisas e pessoas.

Era uma preparação para o que Jesus iria lhes apresentar logo em seguida: Se Cristo fez com o pão e com o Corpo o que quis, multiplicando os pães e andando sobre as águas, por que não poderia fazer do Corpo d'Ele verdadeira bebida, e do Sangue verdadeira bebida?

Irmãos, nosso Deus é o Deus do impossível! É o Deus do amor e dos milagres!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Texto retirado de: http://cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php

A palavra que liberta



Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes (Hb 4,12)

 


 

Jesus conhecia profundamente a Bíblia; a amava e se guiava pelas suas palavras. Na tentação do deserto, quando o demônio investiu contra Ele, três vezes Jesus o rebateu com as palavras da Escritura. “Está escrito!” Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca do Senhor” (Dt 8,3). E nas três vezes o demônio se afastou; ele recua diante da palavra de Deus porque ela tem poder. A Carta aos Hebreus diz: “Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do corpo, e das juntas e medulas e discerne os sentimentos e pensamentos do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem haveremos de prestar conta” (Hb 4,12-13).“Por isso também damos graças sem cessar a Deus porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes. Vós a recebestes não como palavra de homens, mas como realmente é: Palavra de Deus, que age eficazmente em vós que crestes” (1 Tess 2,13).

Gostaria de destacar isso “que age eficazmente em vós que crestes”. A santa palavra de Deus opera (realiza o que significa) naquele que crê. Ali ela dá muitos frutos de cura, libertação, conversão, paz, força, ânimo, coragem, discernimento… O Espírito Santo nos ensina essa verdade, pela boca do profeta Isaías: “Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado a minha vontade e cumprido a sua missão” (Is 55,10).

A palavra de Deus é transformadora, santificante. “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça” (2Tm 3,16). Ela é portanto um instrumento indispensável para a nossa santificação. Não conseguiremos ter “os mesmos sentimentos de Cristo” (Fil 2,5) sem ouvir, ler, meditar, estudar e conhecer a sua santa palavra. São Jerônimo, que traduziu a Bíblia do grego para o latim (Vulgata), dizia que “quem não conhece o Evangelho não conhece Jesus Cristo”.

Jesus nos ensina que “a Escritura não pode ser desprezada” (Jo 10,34). Que poder tem a palavra de Deus! Se Jesus a utilizou assim como uma arma espiritual na luta contra o tentador, quanto mais nós precisamos dela! É preciso trazer a Palavra de Deus no coração, para poder “sacá-la”, na hora da tentação, como uma arma espiritual, como Jesus fez para nos dar o exemplo. São Paulo nos garante que: “tudo o que se escreveu, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que pela paciência e consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rom 15,4). O mesmo diz o livro de Macabeus, para quem a “consolação está nos livros santos, que estão em nossas mãos” (1Mac 12,9), e que encorajavam o povo “lendo a lei e os profetas” (2 Mac 15,9). São Paulo recomendava a Timóteo que se aplicasse à sua leitura (1Tm 4,13).


Jesus é a própria Palavra de Deus, o Verbo de Deus que se fez carne (Jo 1,1s). No livro do Apocalipse, São João viu o Filho do homem…” e de sua boca saia uma espada afiada, de dois gumes” (Apc 1,16). É o símbolo tradicional da irresistível penetração da palavra de Deus. São Paulo resume todo o poder da palavra de Deus quando escreve a Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça” (2Tm 3,16).

São Pedro diz que renascemos pela força dessa palavra: “Pois haveis renascidos, não duma semente corruptível, mas pela palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna”, (1 Pe 1,23); e, como disse o profeta Isaias: “a palavra do Senhor permanece eternamente” (Is 11,6-8).

Quando avisaram a Jesus que a Sua mãe e os seus irmãos queriam vê-lo, o Senhor disse: “Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam” (Lc 8,21). Quando aquela mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!”, o Senhor respondeu: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!” (Lc 11,28).

Pela boca do profeta Amós, o Espírito Santo disse: “Eis que vem os dias em que enviarei fome sobre a terra, não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas fome e sede de ouvir a palavra do Senhor” (Am 8,11). Graças a Deus esses dias chegaram!

Prof. Felipe Aquino

 
Texto retirado de: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2012/11/11/a-palavra-que-liberta/

Seja melhor para os outros



"Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer" (Lucas 17,10)


Hoje, Deus me diz que eu não fiz mais do que a minha obrigação. Alguns me chamam de “Jonas da Bíblia” e esse contato com a Palavra me faz entender que nenhum servo é insubstituível; é uma tendência nossa achar que somos insubstituíveis. Porque nós somos substituíveis, temos de fazer bem o que o Senhor quer. Se eu não realizo com perfeição aquilo que nos é pedido o Senhor vai me substituir. E isso Deus diz também a você. Seja em que área for você é mais do que um profissional, você é um servo. Você não precisa ser melhor que os outros, mas melhor para os outros.
"Você precisa ser o melhor para Deus e para a sociedade", ensina monsenhor Jonas


As famílias precisam de esposos que sejam fiéis. Nas nossas televisões as novelas somente mostram infidelidade e os casais se sentam diante delas para aprender essas lições que nunca são vontade de Deus. O povo começa a torcer pelas tramas da novela sem se preocupar com a família. E hoje é preciso reverter isso. Eu sei que as palavras ajudam, mas o exemplo é que arrasta.

Pelo sacerdócio que me foi confiado por Deus, eu peço ao Senhor que os esposos sejam fiéis. Especialmente, peço a graça e a coragem da fidelidade.

Peço também pelas mulheres o dom, a graça e a coragem da fidelidade. Porque, muitas vezes, hoje, elas é quem têm sido infiéis.

O Senhor quer pessoas fiéis, a nossa sociedade está precisando de esposas e de mães fiéis. Que você queira e não tenha medo de ser melhor para os outros.

Também os políticos, médicos, juízes, advogados, em todas as áreas, no campo da educação, você precisa ser o melhor para Deus e para a sociedade.

Meu avô Pacheco tinha uma oficina de ferreiro e ele não era só bom, mas ótimo. Também minha avó Benedita Fogaça era uma excelente dona-de-casa. Todas as profissões são necessárias para a sociedade e que você seja o melhor. Não é com palavras e com discursos que o Brasil vai se transformar. É com pessoas. Com homens e mulheres fiéis.

Repita comigo: "Eu me comprometo diante de Deus a ser uma pessoa honesta. Muito honesta".

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


 Texto Retirado de: http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/informativos.php?id=2582
 

Seja melhor para os outros



"Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer" (Lucas 17,10)

Hoje, Deus me diz que eu não fiz mais do que a minha obrigação. Alguns me chamam de “Jonas da Bíblia” e esse contato com a Palavra me faz entender que nenhum servo é insubstituível; é uma tendência nossa achar que somos insubstituíveis. Porque nós somos substituíveis, temos de fazer bem o que o Senhor quer. Se eu não realizo com perfeição aquilo que nos é pedido o Senhor vai me substituir. E isso Deus diz também a você. Seja em que área for você é mais do que um profissional, você é um servo. Você não precisa ser melhor que os outros, mas melhor para os outros.
 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Uma breve reflexão


Às vezes ouço as pessoas falar que a Santidade é impossível, mas eu creio que não. Claro nunca chegaremos a ser santos como o nosso Senhor Jesus Cristo foi. Ele mesmo nos diz na Sagrada Escritura: "Sede santos, como é santo o vosso Pai que está no Céu."( MT 5,48), se Ele mesmo nos pede essa vida de santidade é porque sabe que se nos esforçarmos conseguiremos.

Viver uma vida de santidade não é fazer coisas extraordinárias, e sim fazer de cada oportunidade um encontro com o Senhor.

Deixar a nossa marca registrada nas coisas pequenas que fazemos, já que as grandes se tornam difíceis.

Nós cristãos temos que buscar diariamente essa vida de santidade, para que assim possamos estar todos juntos um dia na glória de Deus...

Uma breve reflexão


Às vezes ouço as pessoas falar que a Santidade é impossível, mas eu creio que não. Claro nunca chegaremos a ser santos como o nosso Senhor Jesus Cristo foi. Ele mesmo nos diz na Sagrada Escritura: "Sede santos, como é santo o vosso Pai que está no Céu."( MT 5,48), se Ele mesmo nos pede essa vida de santidade é porque sabe que se nos esforçarmos conseguiremos.

Viver uma vida de santidade não é fazer coisas extraordinárias, e sim fazer de cada oportunidade um encontro com o Senhor.

Deixar a nossa marca registrada nas coisas pequenas que fazemos, já que as grandes se tornam difíceis.

Nós cristãos temos que buscar diariamente essa vida de santidade, para que assim possamos estar todos juntos um dia na glória de Deus...

É suficiente orar quando se sente vontade?


Não. Quem ora apenas quando tem vontade ou está bem disposto e não leva a Deus a sério desaprende a orar. A oraçãi vive da fidelidade. [2650]

YOUCAT, parágrafo 490.

Pode aprender-se a orar com a Bíblia?



A -> Bíblia é como uma fonte para a oração. Orar com a Palavra de Deus significa utilizar as palavras e os acontecimentos bíblicos na própria oração.
 “Desconhecer a Escritura é desconhecer Cristo.” (São Jerônimo) [2652-2653]

A Sagrada Escritura, especialmente os salmos e o -> NOVO TESTAMENTO, são um tesouro valioso. Lá se encontram as orações mais belas e fortes do mundo judaico-cristão.
Orar com elas liga-nos a milhões de pessoas orantes de todos os tempos e de todas as culturas, mas sobretudo ao próprio Cristo, que está presente em todas essas orações.


YOUCAT, parágrafo 491.

O que tem a ver a minha oração pessoal com a oração da Igreja?



Na Liturgia da Igreja, sobretudo na Liturgia das Horas e na Santa Missa, são comunitariamente proferidas orações que provêm da Sagrada Escritura ou da Tradição da Igreja. Elas unem o individuo à comunhão orante da Igreja. [2655-2658, 2662]

A oração cristã não é uma coisa privada, embora seja muito pessoal. A oração pessoal purifica-se, alegra-se e fortalece-se quando deságua na oração de toda a Igreja.
É um sinal grande e belo quando os crentes, por toda a Terra, estão unidos à mesma hora com as mesmas orações, cantando um único louvor a Deus.

YOUCAT, parágrafo 492.

O que identifica uma oração cristã?



Uma oração cristã é uma oração em atitude de fé, esperança e amos. É persistente e acontece por vontade de Deus. [2656-2658, 2662]

Quem ora como cristão sai de si mesmo nesse momento e entra numa atitude de confiança crente em Deus, crendo que Ele o escuta, compreende, aceita e realiza. São João Bosco disse uma vez: “Para conhecer a vontade de Deus, são exigidas três coisas: orar, esperar, aconselhar-se.” A oração cristã é sempre, assim, expressão do amor que procede do amor de Cristo e que procura o amor divino.

YOUCAT, parágrafo 493                              

Como pode o meu dia a dia tornar-se uma escola de oração?



Cada acontecimento, cada encontro pode tornar-se um impulso para a oração, pois quanto mais profundamente vivemos em união com Deus, tanto mais profundamente entendemos o mundo à nossa volta. [2659-2660]

Quem, logo de manhã, procura a união com Jesus pode tornar-se uma benção para as pessoas que vai encontrar, mesmo os seus adversários e inimigos. Ao longo do dia, ele lança ao Senhor toda a sua preocupação. Tendo mais paz dentro de si, irradia-a. Ele faz os seus juízos e toma as suas decisões perguntando a si mesmo através da proximidade a Deus e não vacila em situações desesperantes. Ele leva em si a paz do Céu e transmite-a ao mundo. É grato e alegre por aquilo que é belo, mas suporta também as dificuldades que enfrenta. Essa atenção a Deus é possível também no âmbito da escola, da universidade e do trabalho.

YOUCAT, parágrafo 494.

Temos a certeza de que a nossa oração chega a Deus?



A oração que fazemos em nome de Jesus vai diretamente para onde também a oração de Jesus ia: para o coração do Pai do Céu. [2664-2669, 2681]

Podemos estar tão seguros disso como confiamos em Jesus, pois Ele reabriu-nos o caminho para o Céu, que tinha sido encerrado pelo pecado. “Porque Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus Convosco na unidade do Espírito Santo.”

YOUCAT, parágrafo 495.

Para que precisamos do Espírito Santo quando oramos?



A -> Bíblia diz: “O Espírito Santo vem em auxilio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.” (Rm 8,26)

Orar a Deus só se consegue fazer com Deus. Não é, primeiramente, um resultado nosso que a nossa oração atinja realmente Deus. Nós, cristãos recebemos o Espírito de Jesus, que anseia totalmente ser um com o Pai: totalmente amor, totalmente escuta recíproca, total compreensão mútua, totalmente desejo do que o outro quer. Quando oramos, este Espírito Santo de Jesus está em nós. No fundo, orar significa que, do profundo do nosso coração, Deus fala com Deus. O Espírito Santo ajuda o nosso espírito a orar. Por isso, devemos dizer continuamente: “Vem, Espírito Santo! Vem e ajuda-me a orar!”.

YOUCAT, parágrafo 496.

Por que desejamos a felicidade?



Deus colocou no nosso coração uma ânsia tão infinita de felicidade, que só Ele consegue satisfazer.
As realizações terrenas apenas nos dão um antegozo da felicidade eterna. Superando-as, temos de nos virar para Deus. [1718-1719, 1725]

YOUCAT, parágrafo 281.